domingo, 10 de outubro de 2010

Dez passos para alimentação saudável - Idoso

Os 10 passos para uma alimentação saudável é uma estratégia para buscar uma alimentação mais saudável, Recomendada pelo Ministério da Saúde.
                            
Aumente e varie o consumo de frutas, verduras e Legumes. Coma-os 5 vezes por dia.As frutas, verduras e legumes são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Coma, pelo menos 4 colheres de vegetais (verduras e legumes ) 2 vezes por dia. Coloque os vegetais no prato do almoço e do jantar. Comece com 1 fatia ou 1 frutas de café de manha e acrescente mais 1 de lanche da manha e tarde.

Coma feijão 1 vez por dia e 4 vezes por semana: O feijão é um alimento rico em ferro. Na hora das refeições, coloque 1 concha de feijão no seu prato, assim você estará evitando a Anemia.

Reduza o consumo de Alimentos Gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras  e salgadinhos. Para no Maximo 1 vez por semana. Retire antes do cozimento a pele do frango, a gordura visível da carne e o couro do peixe. Apesar do óleo vegetal ser uma gordura mais saudável, tudo em excesso faz mal! O ideal é não usar 1 lata de óleo por mês para uma família de 4 pessoas. Prefira alimentos cozidos ou assados e evite cozinha com margarina, gordura vegetal ou manteiga.

Reduza o consumo de sal e retire o saleiro da mesa. O sal da cozinha é a  maior fonte de sódio na alimentação. O sódio é essencial para o funcionamento do nosso corpo, mas o excesso pode levar a pressão do sangue, que chamamos Hipertensão. As crianças e adultos não precisam mais que uma pitada de sal por dia. Siga essa dicas: não coloque o saleiro na mesa, assim você evitar colocar mais sal na comida pronta. Evite temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, presunto, lingüiça, etc.

Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule refeições: Para lanche e sobremesas prefira frutas. Fazendo todas as refeições, você evita que o estomago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de exagerar na quantidade na hora que for comer. Evite “ beliscar”, isso ajudara a manter o peso.

Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no Maximo duas vezes por semana.

Reduza o consumo de álcool  e Refrigerantes. Evite o consumo diário – A melhor bebida é a AGUA.

Aprecie sua refeição coma devagar. Faça refeições  um ponto de encontro com a família. Não se alimente assistindo TV.

Mantenha seu peso dentro dos limites consideráveis saudáveis – IMC = O índice de Massa Corpórea mostra seu peso esta adequado para altura. É calculado e devido o Peso, em Kg, pela altura, em metros, elevado ao quadrado.
Ex: Peso ²
      Altura ²




10° Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividades física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Suba escadas. Não passe muitas horas assistindo TV.

REFENCIAS

Mnisterio da saude
Dicas de Alimentação saudavel para Idosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário